segunda-feira, 30 de março de 2015

Choco de Setubal, cultura piscatória


Rumar até Setúbal para visitar o Festival do choco frito, que decorre de Fevereiro a Março, anualmente é um dos pratos mais apreciados pelos Setubalenses e arredores, mas ninguém fica indiferente a este prato tradicional da cidade do Sado. Juntar a boa disposição e passar um dia em família a comer o famoso choco frito ou grelhado é fantástico.

Os restaurantes juntam-se para mostrar as suas especialidades e desfrutar dos sabores tradicionais da terra do peixe.

 Prato típico de Setúbal, o choco, sobretudo frito, é uma das atracções turísticas da Cidade, um símbolo da sua história, tradição piscatória e cultura.
No Setubal-Fest-choco, vários restaurantes de Setúbal aderem à quinzena gastronómica dedicada ao choco, onde é possível saborear esta iguaria de diferentes formas, além do tradicional “choco frito”. Choco assado com e sem tinta, ensopado, à antiga, em caldeirada, estufado, ao alhinho e de pitéu são apenas algumas das alternativas propostas sempre à volta do Choco.


À semelhança da afamada sardinha assada, o choco, especialmente o frito, assume-se igualmente como uma bandeira de Setúbal. Poucos são os restaurantes do concelho que não incluem nos seus menus  este prato típico setubalense, cuja fama já ultrapassou fronteiras e que pode ser degustado em qualquer altura do dia, seja em sandes ou no prato, ao almoço ou jantar e até mesmo em jeito de petisco depois de um relaxante dia de praia.

No Restaurante O Funil confeccionamos o Choco e o seu acompanhamento como se serve em Setubal.

A Equipa d'O Funil deseja-lhe uma Excelente Semana Gastronómica.

Sem comentários:

Enviar um comentário