sábado, 11 de abril de 2015

Bolo de Bolacha Maria

 Encontrei uma receita que há muito não se fazia por estas bandas e que já sentia aquela nostalgia gustativa das memórias de infância:
O "lendário" bolo de bolacha.

A minha mãe fazia muito, mas mesmo muito. Quando era criança, enjoei, mas depois quando era adolescente e chegava tarde, diga-se, muito tarde,  ;).  , apetecia!!!


Acho que não conheço ninguém da minha geração que não saiba do que estou a falar.
As nossas mães, tias, avós faziam-no com alguma frequência quando erámos "piquenos" (não, não me enganei, lembrei-me da minha avó Irene).

Gosto deste bolo feito em casa, gosto particularmente daquele sabor caseiro do creme de manteiga com café, é claro, daquela bolacha Maria, que sabe bem, seja com manteiga ou compota.

Desculpem-me a franqueza, mas o que vemos habitualmente à venda deixa-me logo "mal disposto", aqueles com um creme branco (em vez do amarelado), industrialmente feitos sem aquele sabor nostálgico.
A sua confecção é tão simples que se tiver crianças, elas adoraram participar nesta receita, assim perpetuará desde já a história deste famoso bolo.

Daqueles bolos em que todos podem participar numa tarde bem passada em família, com fotos e risadas...


Receita caseira 

2 pacotes de bolacha Maria
1 café bem forte
Mistura solúvel de café q.b.
250 ml de água
250 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente (nada de derreter no microondas)
250 gr de açúcar amarelo ou em pó
raspas de chocolate
Coloque a manteiga, o açúcar e o café forte na batedeira e deixe até obter uma massa homogénea.
Faça o café solúvel e coloque-o num prato. Mergulhe as bolachas no café e distribua-as num prato onde vai servir o bolo. Comece por colocar uma bolacha no centro e depois mais 6 bolachas à sua volta.
Barre uma com o creme de manteiga cada camada.
Repita até acabar as bolachas.
Por fim barre o topo e as laterais do bolo com creme de manteiga.
Rale o chocolate para decorar e deixe ficar no frigorífico pelo menos 2 horas. (de preferência de um dia para o outro)
Os miúdos ajudaram na confecção e a deglutir.
Mais uma receita fácil e rápida.


N'O Funil vamos fazê-lo recordar as memórias e referências de infância quando degustar o nosso Bolo de Bolacha bem ao estilo Português,  e porquê?


Porque isto não se faz em mais lado nenhum do Mundo, um mundo repleto de curiosidades, é algo único, nosso, o nosso Bolo de Bolacha.


A Equipa d'O funil Funil desejo-lhe uma Excelente semana de meio de Abril.

Não deixe de levar consigo a nossa Agenda Gastronómica Semanal quando nos visitar.




  

Sem comentários:

Enviar um comentário